Lionel Messi

http://www.prostamerika.com/soundersfc/wp-content/uploads/2009/07/Messi.jpg

Dados Pessoais

Biografia

http://isportspix.com/wp-content/uploads/2008/05/leomessi-botas.jpg

Seus primeiros passos sobre um campo de futebol foram no clube de seu bairro, Grandoli, quando tinha só cinco anos praticamente ele aprendeu tudo. Depois foi transferido para o Newell's Old Boys, onde começou sua carreira esportiva com o seu melhor amigo Nuno em 1995. Jogou nesse clube até a temporada 2000. Com treze anos, Messi cruzou o Atlântico pois padecia de uma enfermidade hormonal que afetava seu crescimento e como seus pais não tinham o dinheiro necessário, o tratamento teve que seguir fora de seu país, pois nenhum time argentino se dispôs a pagar por ele. O FC Barcelona aceitou pagar parte do custoso tratamento em troca que o jogador fosse incorporado ao time infantil.

Desde então, Messi jogou em todas as categorias de base do Barcelona, até chegar ao time principal na temporada 2003-2004, tendo apenas dezesseis anos, debutando em uma partida amistosa contra o FC Porto na inauguração do Estádio do Dragão.

No Campeonato Mundial Sub-20 dos Países Baixos, em 2005, além de ser campeão com a Argentina, o jogador terminou como artilheiro e escolhido como melhor do campeonato. Esta foi, sem dúvida, sua consagração definitiva no futebol internacional com apenas dezoito anos. Jogando pelo Barça contra o Getafe marcou o que é considerado um dos melhores gols da historia do futebol, provando mais uma vez a inevitavel comparação dele com o Maradona. Em Junho de 2005 renovou seu contrato com o Barça até o ano de 2014. Na temporada 2008/2009 assumiu definitivamente o posto de principal astro do FC Barcelona (antes ocupado por ninguém menos que Ronaldinho), ao conduzir o time à uma inédita "Tríplice Coroa" (Copa do Rei, La Liga e Liga dos Campeões da UEFA), com vários gols e lances geniais, alcançando inclusive a artilharia da Liga dos Campeões da UEFA com 9 gols marcados (Um deles sendo marcado na grande final, contra o Manchester United, em partida considerada por muitos um "tira-teima", já que pôs frente à frente os dois principais jogadores do mundo no momento: Lionel Messi e Cristiano Ronaldo).

O quinto mais jovem a marcar um gol na Copa do Mundo

Na Copa do Mundo de 2006, fez o último gol da goleada argentina de 6 a 0 sobre a seleção da Sérvia e Montenegro, no dia 16 de Junho de 2006 em Gelsenkirchen, tornando-se, com 18 anos e 357 dias, o quinto jogador mais jovem a marcar um gol na Copa do Mundo. Em 17 de dezembro ficou em segundo lugar na votação da Fifa de melhor do mundo.

Os seus idolos

Lionel Messi tem como seu ídolo Maradona com quem é, hoje em dia, cada vez mais, comparado e quando era mais novo também tinha uma grande admiração pelo médio de ataque Pablo Aimar.

Comparações com Maradona

Tem sido cada vez mais frequentes as comparações ao que é considerado o Deus do Futebol, não só pela forma explosiva de jogar, mas também pelos golos parecidos com os de Maradona que tem marcado ao serviço do Barça. Maradona marcou um golo, considerado por muitos como o mais bonito da história do futebol: partindo do meio-campo, driblou uma série de jogadores Ingleses, incluindo o goleiro, finalizando então para as redes. No mesmo jogo, anteriormente, ele tinha realizado um gol com a mão, declarando posteriormente que Fue la mano de Dios ("Foi a mão de Deus"). Messi fez um gol parecidíssimo a esse que Maradona marcou driblando vários ingleses, mas contra o Getafe partindo do seu meio campo driblando vários adversários em acelaração e finalizando com um toque sutil. Uns meses mais tarde, depois desse notável gol ter sido comentado, falado e comparado com o de Maradona, Messi volta a fazer história, marcando um gol com a mão, tal como Maradona já tinha marcado, provando mais uma vez esta inevitável comparação. Além disto tudo, Messi também teve problemas de crescimento e curiosamente também é canhoto. Passaram ambos pelo Newell's Old Boys e pelo Barça.

Prémios Individuais

http://br.footbo.com/Upload/Images/376097.jpg

* Eleito "Melhor jogador" da Copa do Mundo sub-20: 2005.
* Artilheiro da Copa do Mundo sub-20: 2005.
* Prêmio Golden Boy ao melhor jogador jovem do mundo: 2005, dado pelo diário italiano Tuttosport.
* Eleito pela FIFA o 2º melhor jogador do mundo: 2007 e 2008
* Marcador do gol 5000 do F.C. Barcelona no Campeonato Espanhol
* Artilheiro da Liga dos Campeões da UEFA: 2008-09 (9 gols)
* Melhor jogador da Liga dos Campeões da UEFA: 2008-2009[2]

Historico

http://footballdirecta.files.wordpress.com/2009/05/messi.jpg


Videos

















0 comentários:
Postar um comentário