Das bolas paradas às bolas perdidas

Jogo: FC Porto vs. Sporting

Se o FC Porto quis atacar muito ou não, é discutível, mas não se discute que quis atacar depressa, saltando literalmente para cima do Sporting logo no primeiro minuto do jogo. Ainda os 60 segundos estavam por esgotar, já Falcao tivera um cara-a-cara com Rui Patrício. Outros 60'' mais tarde marcou o único golo do jogo. Depois se percebeu a pressa: a poção mágica só dava para 15 minutos de passes certos. Quando soassem as badaladas, a bola voltaria a ser uma abóbora e as cinderelas perderiam os sapatinhos de cristal.


Ninguém diria, por esses 15 minutos de futebol rasgado, bola a voar de flanco a flanco e consecutivas jogadas de golo, os tamancos que a noite destinava ao FC Porto, em especial os de Mariano e Raul Meireles, responsáveis pelos primeiros (e segundos - e talvez também pelos terceiros) remoques do Sporting, que não estava morto.

Por partes: a pequena variação de Jesualdo para a noite foi o desvio de Hulk para a direita, estacionando (é o termo) Mariano na esquerda. A alteração permitiu confirmar que o ataque não era, conforme o previsto, o plano de Paulo Bento: Moutinho seguiu Hulk para a esquerda com a intenção de apoiar Grimi na tarefa de correr atrás dele, e Vukcevic foi atirado para a direita, que lhe é desconhecida.

A partir de Belluschi, no papel de garfo a bloquear Veloso, o FC Porto conseguiu espalhar a confusão naquele meio-campo de compensações difíceis. Era tudo azul: o argentino perfeito naquele papel de maestro que tanta gente escrevera para ele depois do Braga-FCP, Hulk imparável, Falcao infernal, todos os cantos ou livres que atravessavam a área do Sporting ganhos por dragões. E, depois, Mariano perdeu a primeira bola ou fez o primeiro mau passe; a seguir, Meireles, mais tarde outro qualquer e por aí adiante.

Dos passes e bolas perdidas, o Sporting construiu o regresso. Num contraste estranho com o que se via na área de Rui Patrício, Postiga quase empatava de canto (por outras palavras, devia ter sido ele a marcar Falcao) e mais tarde quase empatava de livre. Livres e cantos esses, espremidos dos tais contra-ataques assassinados pela inacreditável, e crescente, falta de jeito do adversário para levar a bola de um jogador a outro, tanto a 20 metros de distância como a cinco, ou mesmo para a manter. Mariano chegou a sair com ela sozinho pela linha lateral.

O Sporting da segunda parte já seria outro. Paulo Bento removeu Grimi, principal alvo de Hulk, e ofereceu Veloso em sacrifício ao brasileiro. Moutinho deslocou-se para a anterior posição do colega, à frente da defesa, e Pereirinha entrou para jogar na direita, favorecendo Vukcevic, que lá pôde finalmente apresentar-se ao serviço. O que daí poderia sair, ninguém sabe ou virá a saber, porque durou sete minutos. Um passe certo (52') num oceano de errados pôs Hulk na área do Sporting e, consequentemente, Polga na rua pelo crime de o levar ao tapete. Falhado o penálti por Falcao, ponto de partida para um jogo mais aberto? Mais possibilidades de contra-ataque para o FC Porto? Errado. Mais passes falhados e, isso sim, mais contra-ataques mortos à nascença por uma qualquer acção descabida, enquanto o Sporting afocinhava na esperança única de encontrar um Liedson no palheiro. O máximo que conseguiu foram dois Vukcevics (58' e 87') e uma segunda expulsão, de Veloso, para encher jornais durante a semana.

FC Porto 1-0 Sporting

Estádio do Dragao

relvado bom

46 511 espectadores

Árbitro Duarte Gomes (AF Lisboa)

Assistentes Venâncio Tomé e José Lima

Treinador Jesualdo Ferreira

1 Helton GR 7

13 Fucile LD 6

14 Rolando DC 5

2 Bruno Alves DC 6

15 Álvaro Pereira LE 6

25 Fernando MD 7

7 Belluschi MO 6

3 Raul Meireles MO a 82' 4

11 Mariano AD a 72' 3

9 Falcao AV a 78' 8

12 Hulk AE 7

24 Beto GR

21 Sapunaru LD

16 Maicon DC

6 Guarín MD

20 Tomás Costa MO d 72' 4

8 Valeri MO d 82' 5

19 Farías AV d 78' 5

Golo

[1-0] 2' Falcao

amarelos 12' Raul Meireles, 58' Fucile, 66' Bruno Alves, 79' Tomás Costa

vermelhos Nada a assinalar

Paulo Bento Treinador

1 Rui Patrício GR 7

78 Abel LD 6

3 Carriço DC 6

4 Polga DC 2

18 Grimi LE a INT 3

24 Miguel Veloso MD 6

28 João Moutinho MO 4

10 Vukcevic MO 6

14 Matías Fernández MO a 55' 6

23 Hélder Postiga AV a 78' 5

31 Liedson AV 6

16 Tiago GR

13 Tonel DC d 55' 6

6 Adrien MD

17 Angulo MO

25 Pereirinha MO d INT 3

20 Djaló AV

11 Caicedo AV d 78' -

amarelos 25' e 90'+2' Miguel Veloso, 34' e 52' Polga, 36' Abel

vermelhos 52' Polga, 90'+2' Miguel Veloso

Fonte: O jogo - De: JOSÉ MANUEL RIBEIRO - http://www.ojogo.pt/25-219/artigo823446.asp

0 comentários:
Postar um comentário